ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA SUBSTITUIR O USO DOS ANTIBIÓTICOS MELHORADORES DE DESEMPENHO

   O uso limitado ou a proibição do uso dos antibióticos melhoradores de desempenho nas rações animais tem aumentado a demanda por aditivos alternativos a fim de evitar o declínio na saúde, desempenho animal e perdas econômicas associadas a esses.

   Em alguns países da União Europeia essa prática já foi banida, e em janeiro de 2017 os Estados Unidos proibiu a utilização de qualquer substância antimicrobiana de importância na medicina humana.  Grandes empresas do mercado fast food aderiram às dietas antibiotic free, cuja produção não utiliza antibióticos nem na forma terapêutica.

   O processo de substituição dos antimicrobianos por aditivos alternativos é um trabalho complexo. Muitas vezes, o uso deles não traz um desempenho semelhante quando usado os melhoradores de desempenho.

    Devemos ter em mente que não é somente a nutrição que é responsável pelo bom desempenho animal. Junto a ela temos que estar atentos a sanidade, biossegurança, manejo, instalações etc.

   Diversos produtos estão disponíveis no mercado, dentre eles, os probióticos, prebióticos, simbióticos, ácidos orgânicos e aditivos fitogênicos.

Probióticos: São microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas são capazes de melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde dos animais.

Prebióticos: componentes alimentares não digeríveis que estimulam seletivamente a proliferação de bactérias desejáveis no intestino.

Simbióticos: associações de probióticos com prebióticos que em sinergia dos princípios ativos aumentam os efeitos positivos de cada um deles.

Ácidos Orgânicos: Acidificam a ração e o lúmen intestinal auxiliando no controle de contaminações microbiológicas e são fontes de energia para os enterócitos, permitindo a manutenção da integridade da parede intestinal.

Aditivos Fitogênicos: Também conhecidos por fitobióticos ou nutracêuticos. Compreendem uma ampla variedade de ervas, especiarias e produtos derivados como óleos essenciais, óleos-resina e extratos.

   Todos esses aditivos têm se destacado nas dietas dos animais de produção, estimulando a estabelecer um ambiente intestinal em equilíbrio. A combinação entre eles de forma adequada visa a substituição eficaz dos melhoradores de desempenho. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *