lMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DO MANEJO DO AMBIENTE PARA LEITÕES RECÉM-NASCIDOS

Fornecer um ambiente adequado aos leitões logo após o nascimento demanda cuidados especiais para evitar perdas e garantir a sobrevivência dos animais. O leitão nasce com uma reserva de energia muito fraca, normalmente, com duração de apenas 10 a 12 horas, portanto, o aquecimento inicial é importante para que ele não precise gastar energia tentando se aquecer. A temperatura de conforto para um leitão recémnascido varia entre 32°C e 34°C.

Existem vários recursos simples e acessíveis para produzir um ambiente agradável, como o uso de um escamoteador ao lado da porca, com aquecimento por lâmpadas infravermelhas (ou até mesmo por uma resistência) e piso de madeira ou maravalha, que deverá estar sempre limpo e seco.

Proteger os animais contra as intempéries é fundamental. A interação frio e umidade pode comprometer a fisiologia do leitão, causando hipotermia e provocando perda de calor, predispondo-o a desenvolver diarreias e outras doenças metabólicas. A ingestão insuficiente de colostro pode comprometer o sistema imunológico do animal, deixando-o mais vulnerável às doenças. Vale lembrar que o colostro é também uma fonte energética, pois contém proteínas, gorduras e carboidratos que auxiliam no metabolismo do recém-nascido.

Para auxiliar o produtor nessa importante fase da criação, a TACTO Nutrição Animal desenvolveu um suplemento energético destinado a leitões recém-nascidos, o TOP OIL, que contém fonte de energia prontamente disponível associado a um probiótico e um blend de óleos essenciais. Esse suplemento, na forma pig doser, deve ser aplicado nas primeiras 24 horas de vida do leitão com o objetivo de aumentar o vigor e a capacidade de competir pelo úbere materno, auxiliar no crescimento dos animais durante a primeira semana de vida preparando-os para o período de desmama, reduzir a mortalidade por hipoglicemia e uniformizar a leitegada.

O manejo adequado alinhado a uma boa estratégia nutricional garantem o bem estar dos animais e potencializam o seu desempenho, influenciando no ganho de peso futuro até a fase de abate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *