PÓS-PARTO E ESTRESSE TÉRMICO EM BOVINOS LEITEIROS

Nos últimos anos, a atenção ao período de transição das vacas é fator chave para sobrevivência da atividade de produção leiteira, já considerando alguns fatores essenciais como produção de forragem em quantidade e qualidade adequada, disponibilidade de água de boa qualidade e mão de obra bem treinada. 

No período de transição, compreendido entre 30 dias antes até 21 a 30 dias pós-parto, ocorrem diversas mudanças na vida do animal que determinam o sucesso da lactação e da reprodução subsequente. Estes pontos são fundamentais para as finanças das fazendas leiteiras.

No período pós-parto, temos o crescimento da produção de leite, da demanda nutricional e do aumento no consumo de alimentos por parte do animal lactante. É dispendioso, do ponto de vista metabólico, produzir leite e fazer com que essas vacas “atletas” ainda tenham que apresentar bons resultados na reprodução subsequente. Somando todos estes fatores à fase do ano onde ocorre aumento de temperaturas, temos um grande desafio a superar. 

A introdução de um lote de animais na fase pós-parto nas fazendas que ainda não o tem, já é um importante passo. Oferecer a essas vacas dietas mais ajustadas, maior espaço de cocho por cabeça para diminuir a competição e realizar a ordenha antes das demais, são ações que propiciam ainda mais saúde aos animais e elevada produção leiteira.

Para melhorar ainda mais as respostas nesta fase, a Tacto possui em sua linha de produtos para Bovinos de Leite um núcleo especial pós-parto, que conta com algumas tecnologias bem conhecidas e consagradas, como minerais orgânicos, biotina e leveduras vivas. Os minerais orgânicos são recomendados pois agem sobre o estresse oxidativo que ocorre nos períodos de estresse térmico. O produto diferencia-se pela presença de óleos essenciais que, além de estimularem fortemente o consumo, auxiliam na funcionalidade do rúmen e especialmente do fígado, órgão muito exigido no período de transição. Com tal solução, é possível conseguir maiores picos na lactação das vacas e melhores índices reprodutivos.

Este é o nosso negócio. Procure-nos para maiores informações e esclarecimentos. 

 

Equipe Tacto Nutrição Animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *